A Tarefa de Charlie Brown
Por meio de você, Deus abençoará todos os povos. Gálatas 3:8 (NTLH)
Numa história em quadrinhos, Lucy pergunta a Charlie Brown:
– Para que você acha que somos colocados aqui neste mundo?
– Para tornar os outros felizes – diz Charlie Brown.
– Acho que não estou fazendo ninguém muito feliz, mas é lógico que os outros também não estão me fazendo feliz – replica Lucy.
Ela arma um tapa e atinge o desprevenido Charlie Brown, fazendo-o girar. E grita:
– Alguém aqui não está cumprindo a sua tarefa!
Com a mensagem desses quadrinhos, o autor Charles Schulz expressa a verdade de Gálatas 3:8. Embora Paulo esteja citando as palavras de Deus a Abraão, todos nós temos uma tarefa neste mundo – fazer os outros felizes. Há muitas pessoas infelizes, desanimadas e tristes; por isso, concluímos que alguém não está cumprindo sua tarefa!
Com muita frequência, focalizamos a nós mesmos, assim como Lucy: “Por que alguém não está me fazendo feliz?” O segredo da amizade não é esperar para ver o que nosso amigo vai fazer para tornar-nos felizes, mas sim procurar formas de fazer nosso amigo feliz.
Sílvia entendeu esse princípio da amizade. Provou ser amiga de Laura no dia do concurso da 4ª série. As meninas tinham decidido escolher quem era a garota mais simpática da sala. Doze meninas votaram. Seis deram seu voto a Sílvia e seis para Laura. Concluíram que teriam de votar outra vez.
Momentos antes de votar, Sílvia cochichou alguma coisa para Jéssica. Jéssica balançou a cabeça. Efetuou-se a votação. Desta vez, cinco votos foram para Sílvia, e sete para Laura.
– Estou feliz porque você ganhou – disse Sílvia a Laura, na volta para casa.
– Mas ganhei só porque você pediu que Jéssica votasse em mim – comentou Laura.
– Está certo, porque acho que você deve ganhar mesmo. Afinal de contas, gosto mais de você do que de mim!
Neste mês, vamos pensar sobre como tornar as outras pessoas felizes. Aprenderemos a fazê-las felizes com elogios, palavras de apreciação, cartões, telefonemas, um toque, um sorriso, uma oração, um olhar, nossa presença e nossos presentinhos.
Sendo Amigos
Ser amigo focaliza a felicidade de outra pessoa, e não nossas próprias necessidades. É pensar em formas de fazer com que nossos amigos se sintam bem.